Escolha uma Página

O seguro saúde é um benefício para os colaboradores, mas não pode se tornar uma dor de cabeça para a empresa. Antes de fazer a contratação do serviço é preciso entender como ele funciona e ficar atento a diferentes pontos para que o seguro seja aproveitado e administrado da melhor maneira possível.

Se a sua empresa está pensando em contratar um plano de saúde ou trocar o que já possui, fique atento a essas dicas para fazer a escolha certa.

1. Tenha uma equipe que avaliará o seguro saúde

Seja o RH ou outro gestor que fará a contratação do seguro saúde é importante ter uma equipe que possa avaliar o serviço e identificar os prós e contras antes de optar por algum. Dessa forma, será possível ter diferentes visões sobre os ganhos que cada um pode trazer e realizar uma análise financeira para que fique dentro das possibilidades da organização.

Essa equipe deve ter algum conhecimento sobre assistência médica, mas não pode deixar de contar com ajuda especializada sempre que necessário.

2. Conte com uma corretora para facilitar esse processo

É possível fazer a adesão do seguro saúde junto com a operadora, a questão é que a fornecedora do serviço é especializada em saúde e pode acabar não prestando um suporte muito amplo aos seus clientes.

Ao optar por contratar o serviço por meio de uma corretora, o atendimento será focado em satisfazer as necessidades da empresa e garantir um suporte completo aos gestores. Serão apresentadas propostas que realmente condizem com a realidade da organização e todas as dúvidas serão esclarecidas com facilidade.

O interessante é que não será preciso pagar nada a mais para receber essa consultoria completa do seguro saúde. Em muitos casos a corretora ainda consegue ajudar a empresa a economizar.

Leia também: Corretora de saúde SP: Conheça os diferenciais da Coplana

3. Entenda o que cada plano tem a oferecer

Existem várias opções de seguro saúde e cada um deles tende a oferecer coberturas e vantagens diferentes. Para que não passe pelo problema de contratar o serviço errado é preciso estar ciente do que ele tem a oferecer.

A equipe responsável pela contratação deve compreender sobre as coberturas, prazos de carência, rede credenciada, opções de reembolso, regras para reajustes e tudo mais o que diz respeito ao serviço.

Fazer comparações entre as opções e ter a ajuda de um corretor para compreender essas diferenças ajudará no entendimento e a tirar todas as possíveis dúvidas.

Além disso, essa verificação servirá para conhecer quais os benefícios que a empresa conseguirá com esse serviço. Entre eles atrair os melhores profissionais e impulsionar a produtividade devido à satisfação dos colaboradores.

4. Seguro saúde: verifique o contrato e demais documentos

O contrato de prestação de serviço determina os direitos e deveres das partes. Isso quer dizer que tudo o que a operadora prometeu entregar deve estar descrito nesse documento. Isso evidenciará os cuidados que os beneficiários terão acesso, incluindo a segmentação assistencial, área geográfica, valores e outros.

Não é somente a empresa que deve estar ciente do que foi contratado, os colaboradores que aderirem ao seguro saúde também precisam ter esse conhecimento. É necessário que haja uma cópia do regulamento ou condições gerais do plano para ser entregue a quem utilizará o serviço, isso evitará que eles também tenham dúvidas.

Seguindo essas dicas, a empresa consegue fazer a contratação do seguro com tranquilidade, mesmo que seja a primeira vez que usa o serviço.