Escolha uma Página

O convênio pet já entrou para a lista de desejos dos seus colaboradores?

Nos últimos anos, temos testemunhado uma verdadeira transformação nos padrões e práticas que regem os benefícios corporativos. As empresas, em busca de atrair e reter os melhores talentos, têm se tornado cada vez mais dispostas a atender não apenas as necessidades de seus colaboradores, mas também às daqueles amados por eles – incluindo seus animais de estimação. 

Além dos tradicionais planos de saúde para a família, uma tendência forte para os próximos anos é o convênio pet. Mais do que isso, representa um movimento em direção a uma nova compreensão da estrutura familiar.

Neste artigo, vamos explorar os motivos pelos quais a sua empresa deve considerar a inclusão desse tipo de benefício no pacote oferecido aos seus funcionários. Pois então, continue lendo para saber mais! 

A relação dos brasileiros com os animais de estimação

Capazes de transmitir alegria, oferecer companhia e, acima de tudo, amor, os animais de estimação desempenham um papel fundamental em nossas vidas. Essa conexão é ainda mais evidente com o crescimento das chamadas famílias multiespécies, que para além dos laços de sangue, valorizam os laços afetivos. Nessa concepção, os pets são considerados parte integrante e essencial da unidade familiar.

E para comprovar essa importância, é crucial destacar alguns dados. De acordo com a Pet Conecta, o Brasil abriga aproximadamente 150 milhões de animais de estimação, números esses colocam o país em 3°no ranking mundial, atrás apenas da China e Estados Unidos. Mais impressionante ainda, 76% da população brasileira possui pelo menos um animal em casa.

Dando continuidade, um estudo da Proteção Animal Mundial revela que mais de 94% dos brasileiros consideram seus animais como parte da família. Desse modo, assim como qualquer membro da família, os pets também precisam de cuidados com a saúde e o bem-estar geral.

No entanto, os procedimentos veterinários particulares podem representar um desafio financeiro para muitas pessoas. Nesse contexto todo, oferecer um convênio pet como parte do pacote de benefícios da empresa é um grande diferencial. 

Leia também: Telemedicina Veterinária: Conheça as vantagens desse serviço

O atual cenário do convênio pet no Brasil

Embora o Brasil tenha uma população de mais de 150 milhões de pets, estima-se que apenas 350 mil estejam cobertos por um plano de saúde. Este número, apesar de modesto frente ao total de animais domésticos no país, sinaliza o início de uma tendência que tem tudo para crescer nos próximos anos. 

A conscientização sobre a importância do cuidado preventivo e do bem-estar animal está em ascensão, e com ela, a demanda por convênios pet que ofereçam uma ampla gama de serviços veterinários.

Dentre as possibilidades cobertas por esses planos de saúde para pets, destacam-se:

  • Consultas – presenciais e à distância;
  • Exames diagnósticos,
  • Vacinas;
  • Orientação nutricional;
  • Desconto em medicamentos e outros itens de necessidade.

Quais as vantagens de oferecer um convênio pet?

Conceder um convênio pet traz muitas vantagens para a relação do colaborador com a organização empregadora. Aqui estão alguns benefícios-chave:

  • Atração e retenção de talentos: embora possa parecer redundante, esse fator é  uma realidade que deve ser ressaltada. Proporcionar esse tipo de convênio torna a empresa mais atrativa no mercado de trabalho e, assim, contribui para chamar a atenção de excelentes profissionais.
  • Fidelização: para além de uma estratégia de atração e retenção, essa iniciativa demonstra preocupação com o bem-estar dos animais. Isso fortalece os laços de lealdade e comprometimento dos colaboradores.
  • Melhoria do clima organizacional: a inclusão de benefícios que refletem os valores e interesses dos funcionários, como o convênio pet, colabora para criar um ambiente de trabalho mais positivo e engajador.

Como implementar o convênio pet?

Antes de implementar qualquer benefício, é preciso considerar alguns aspectos. No caso do convênio pet, isso não é diferente. Sendo assim, dê atenção especial a fatores como a escolha da seguradora e corretora de seguros, a definição de coberturas e limites do convênio, além da comunicação clara dos termos aos colaboradores.

Para isso, é fundamental ouvi-los a fim de compreender suas necessidades e ajustar o plano conforme for preciso. De certo modo, isso assegura que o benefício seja relevante e realmente útil, fortalecendo ainda mais o sentimento de pertencimento dentro da empresa.

Leia também: 5 benefícios corporativos mais procurados por candidatos

Fale com a Coplana

A inclusão de um convênio pet representa um avanço na forma como você percebe e valoriza o trabalho da sua equipe. Nesse sentido, a  Coplana Seguros é a sua parceira ideal para enfrentar essa jornada, oferecendo soluções que, dentre outras coisas, visam fortificar o vínculo entre líderes e liderados.

Para obter mais informações sobre nossos serviços, entre em contato conosco hoje mesmo e solicite seu orçamento.