Escolha uma Página

No momento de contratar um plano de saúde, uma dúvida constante surge na cabeça de quem busca esse benefício: afinal, devo optar por um plano individual ou coletivo? Qual opção é a melhor? Essa escolha muitas vezes se revela um desafio, pois cada modalidade possui características distintas que podem influenciar diretamente a qualidade dos serviços contratados.

Mais do que isso, as diferenças vão além dos aspectos financeiros, e envolvem nuances que podem ter impactos significativos a longo prazo. Portanto, antes de definir, é fundamental que você esteja ciente das particularidades de cada opção. 

Neste artigo, exploraremos os traços, vantagens e desafios dos planos individuais e coletivos, a fim de auxiliá-lo em uma tomada de decisão consciente e informada sobre qual plano de saúde melhor atende às suas necessidades. Leia o artigo e confira!

Leia também: Existem planos de saúde que cabem no seu bolso 

Qual a diferença entre o plano individual e o coletivo?

A princípio, a principal distinção refere-se ao processo de contratação. Os planos individuais são adquiridos junto à empresa responsável pela oferta do serviço ou por uma corretora autorizada. Sem contar que, qualquer pessoa física pode contratá-lo.

Já no caso dos planos coletivos, o cenário se desdobra em duas variantes. A primeira delas é a empresarial, desenhada para atender às necessidades de saúde dos colaboradores de uma empresa.

A segunda vertente é o plano coletivo por adesão, no qual, para adquiri-lo, é necessário fazer parte de uma entidade de classe, como um sindicato ou associação.

As particularidades de cada Plano de saúde 

Como mencionado anteriormente, cada plano de saúde apresenta características específicas que podem moldar a experiência do usuário ao longo do tempo. A seguir, destacamos essas particularidades:

Preços e reajustes 

Ao considerar os preços iniciais, por exemplo, é comum que os planos individuais apresentem valores mais elevados em comparação com os coletivos de cobertura equivalentes.

No entanto, no que tange aos reajustes, os planos individuais contam com regulamentações e limitações impostas pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, o que lhes confere uma certa estabilidade nos ajustes anuais. 

Por outro lado, os reajustes dos planos coletivos não são baseados no índice da ANS, o que, por vezes, abre espaço para aumentos mais expressivos em comparação com contratos individuais.

Rescisão do contrato

Outro ponto a ser considerado são as políticas de rescisão contratual. Nos planos individuais, os segurados têm o direito de exigi-la a qualquer momento. Além do mais, a ANS não autoriza a rescisão unilateral por parte da operadora. 

Essa questão segue uma dinâmica diferente nos planos coletivos. As operadoras podem solicitar a rescisão, desde que sigam a única exigência imposta pela ANS, a qual impõe que essa medida seja acionada apenas na data de aniversário do contrato.

Além disso, nos planos coletivos empresariais, caso a empresa assuma integralmente os custos e o colaborador for desligado, ele perde o benefício. Entretanto, se o funcionário tiver contribuído financeiramente em parte da mensalidade, poderá manter o usufruto do plano por um período equivalente a um terço do tempo em que esteve na organização.

Mínimo de beneficiários para adesão ao plano 

Nos planos individuais, basta um único interessado para efetuar a contratação. Por outro lado, nos planos coletivos, a dinâmica é diferente e exige a adesão de um mínimo de 2 ou 3 pessoas, depende do que é estabelecido pela operadora. Além disso, a forma como é feita a cobrança da mensalidade também pode ter distinções para cada alternativa apresentada.

Leia também: Saiba como contratar o melhor plano de saúde para empresa

Afinal, qual plano de saúde é melhor?

Com as informações fornecidas ao longo deste artigo, você agora está bem preparado para avaliar e definir qual plano de saúde se encaixa melhor dentro de sua realidade. Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre qual caminho deve seguir, acompanhe o blog da Coplana. Nele você encontrará mais orientações, dicas, além de conteúdos relevantes e informativos sobre o assunto.