Escolha uma Página

A saúde mental nas empresas é uma preocupação nas organizações dos mais diferentes segmentos. E este assunto ganha cada vez mais atenção à medida que os trabalhadores adoecem.

Os cuidados preventivos permitem que os afastamentos e doenças não aconteçam e os colaboradores possam viver bem e com qualidade de vida. Para isso, é possível recorrer a programas de bem-estar e planos de saúde, que ofereçam suporte para cuidar da saúde mental e física. 

O artigo de hoje vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre a importância de ter um plano de saúde e a relevância que ele tem para manter a saúde mental nas empresas. Continue a leitura!

A importância de cuidar da saúde mental dos funcionários 

Cuidar da saúde mental nas empresas é importante para que os profissionais não adoeçam. Mais do que isso, permite ter um ambiente saudável e que as pessoas gostem de trabalhar.

Quando existe pressão excessiva, atrito entre colaboradores e críticas dos gestores, o clima organizacional é afetado. Se esses fatos acontecem, apenas disponibilizar um plano de saúde não trará bons resultados.

Agora, combinando um bom plano de saúde e um ambiente de trabalho adequado, é possível cuidar da saúde mental dos colaboradores. O resultado são profissionais mais motivados, produtivos e saudáveis. 

Veja mais: Gestão de pessoas: qual a importância de um plano de saúde?

Especialidades dos planos de saúde que cuidam da saúde mental nas empresas

As especialidades ligadas à saúde mental que os planos de saúde oferecem são a psicologia e a psiquiatria.

O psicólogo analisa os medos e traumas do paciente e o ajuda a ter uma visão diferente. Além disso, auxilia com o tratamento sem o uso de medicamentos, mas com conhecimentos científicos.

O psiquiatra realiza um trabalho similar, porém, abrange o histórico médico e faz uso de medicação quando necessário.

As demais especialidades como dermatologia, cardiologia, oncologia e entre outras, também possuem seu papel. A saúde mental nas empresas vai além de como o trabalhador se sente psicologicamente, afinal, se eles sentem dor ou possuem alguma doença crônica, podem facilmente ficar abalados e isso refletir no desempenho no trabalho. Portanto, o tratamento das enfermidades com médicos especialistas é essencial para a boa qualidade de vida de quem trabalha. 

Algumas operadoras de saúde contam com programas de saúde mental, que reúnem uma equipe de especialistas como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e entre outros. Que elaboram um trabalho de acompanhamento dos pacientes de diferentes maneiras. 

Como encontrar um plano de saúde adequado

Para encontrar um plano de saúde que contribua com a saúde mental nas empresas, foque em buscar aquele que prioriza as  pessoas! As coberturas devem garantir tanto cuidados

preventivos como corretivos. Para escolher corretamente, separamos alguns pontos que requerem sua atenção. Confira!

Analise as coberturas oferecidas

Os planos disponibilizam consultas com psiquiatras e psicólogos, mas muitas vezes existe um limite de utilização. Opte pelos que possuem um maior número de sessões ou que as disponibilizam de forma ilimitada. 

Veja também: 5 vantagens do plano de saúde ambulatorial

Busque por programas de saúde mental

Como mencionado, algumas operadoras contam com programas de saúde mental nas empresas. Entenda como eles são ofertados e opte por um que seja completo e ideal para o seu negócio e colaboradores. Esse é um diferencial que ajudará não só a cuidar do bem-estar da equipe, como também, agregará valor para a sua empresa.

Contrate um programa de medicina do trabalho

Existem operadoras que possuem diversos serviços complementares como a medicina do trabalho.  Esses são programas que atuam com palestras, conscientização, acompanhamento dos trabalhadores e contribuem para prevenção de doenças, inclusive as mentais.

Escolha uma operadora com boa reputação

É necessário avaliar o que cada operadora oferece e também sua reputação no mercado. Ela deve entregar um serviço de qualidade e efetivo para o cuidado de doenças, inclusive as mentais. Por isso, busque conhecer a empresa de plano de saúde que oferecerá o serviço e como ela é avaliada pelos clientes. 

Resumindo

O cuidado com a saúde mental nas empresas é uma necessidade e não opção. Por isso, para que o plano de saúde seja um aliado, deve-se fazer uma boa escolha e analisar os pontos citados aqui. Para entender melhor como um plano de saúde ajudará na saúde mental da sua empresa entre em contato com a Coplana.