Escolha uma Página

Muitos dos nossos clientes estão questionando sobre o reajuste plano de saúde 2022. Decidimos fazer esse artigo para explicar como funciona a alteração de preços e orientar como proceder.

Os reajustes ainda não foram anunciados, mas recentes notícias preocupam os beneficiários. Será mesmo que os valores vão subir tanto quanto o noticiado? Siga com a leitura para mais informações.

O que saiu na imprensa sobre o reajuste plano de saúde 2022?

A mídia divulgou que os planos de saúde podem sofrer reajustes de até 18,3% esse ano. Primeiro vamos deixar claro que se trata de uma projeção. Até o momento, o maior reajuste aplicado pela ANS foi em 2016, sendo esse de 13,57%. 

Portanto, os números informados agora estão preocupando bastante. Eles surgiram de um levantamento realizado pelo Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS) que apontou que o aumento pode chegar a 18,3%.

Já o relatório do banco BTG Pactual prevê que o reajuste plano de saúde 2022 seja em torno de 15%. Isso significa que cada pesquisa aponta indicadores diferentes, apesar de serem elevados.

Veja mais: Normas ANS: Conheça as regulamentações para plano de saúde

Como foi calculado o reajuste plano de saúde 2022

A previsão do reajuste plano de saúde 2022 se baseia em diferentes fatores. Um deles é o custo dos medicamentos, que esse ano teve um aumento de 10,89%.

Os custos médicos hospitalares como despesas com consultas, exames e internações entram nessa conta. A inclusão de novos procedimentos obrigatórios por lei, se soma a lista. O represamento da busca por atendimento pelos planos de saúde devido à Covid-19 deve acabar. A demanda por atendimento tende a crescer e impactar de alguma forma.

Adicionado a isso está a redução de preços nas assistências médicas em 2021. Isso aconteceu pela primeira vez na história e foi de 8,2% se opondo ao maior reajuste plano de saúde 2022 previsto. 

Esse reajuste será para todos?

Apesar de muito se falar das projeções de reajustes na casa dos dois dígitos, saiba que ele não será para todos.

A ANS apenas regulamenta os reajustes de planos para pessoas físicas. Os serviços que são individuais ou familiares contratados diretamente com as operadoras de saúde.

Vale ressaltar que o percentual divulgado pela Agência é o máximo que pode ser aplicado. Cada operadora pode estabelecer quanto aumentará desde que não ultrapasse o teto estabelecido.

Veja também: Plano de saúde mais barato, é possível?

Como fica o reajuste para os planos empresariais?

O reajuste plano de saúde 2022 de contratos empresariais e coletivos funciona de maneira diferente. 

Para planos que contemplem até 29 vidas, o cálculo é baseado no consumo de gastos de clientes dentro desse perfil. Já nos contratos com mais de 30 vidas, a revisão de valores é feita com base em acordo entre as partes.

Recordamos que para essa categoria, em 2021, os reajustes ficarem em média entre 4% e 5%. Já a previsão para esse ano é de que seja de 7%, bem abaixo da projeção dos planos para pessoas físicas.

Como a Coplana pode ajudar se o valor fica muito alto?

Primeiro tenha calma! Vamos aguardar uma informação oficial da ANS sobre o reajuste plano de saúde 2022 para pessoas físicas.

Nos planos empresariais, ajudamos com a negociação junto a operadora. Buscaremos uma proposta que fique boa para os dois lados e garanta a continuidade da assistência médica. 

Não havendo uma proposta considerada viável pela empresa, podemos buscar alternativas.

 A Coplana trabalha com diferentes operadoras e opções de planos, sendo possível fazer ajustes para caber no orçamento.

O reajuste plano de saúde 2022 acontecerá, mas ele não precisa ser um tormento. Com a Coplana receberá todo o suporte que precisa para encontrar uma solução. Entre em contato com a Coplana para saber mais.