Escolha uma Página

Até mesmo quem contrata os melhores planos de saúde SP pode ter dúvidas em relação ao serviço. E muitas vezes estão relacionadas a cobertura das carências e as formas de adesão.

A qualidade não costuma ser discutida, afinal, já foi feita uma seleção das melhores prestadoras destes serviços. Para as dúvidas mais comuns, montamos uma FAQ, confira a seleção a seguir.

Com quantas pessoas posso fazer um plano empresarial?

A quantidade mínima de beneficiários em um dos melhores planos de saúde SP empresarial varia conforme a operadora. Para pequenas e médias empresas, costuma ser exigida 2 ou 3 vidas.

Para contagem pode-se somar o titular e seus dependentes. Por exemplo, uma microempresa pode ter o empresário como titular e sua esposa como dependente. Dessa forma ele consegue contratar um plano empresarial com o CNPJ.

Em relação ao número máximo de vidas não é comum haver restrições. O que pode ocorrer é a operadora enquadrar a assistência em categorias diferentes como PME e grandes empresas.

Como funciona a compra de carência?

Os melhores planos de saúde SP seguem as regras da ANS, por isso permitem a compra de carência. Essa, na verdade, se refere a portabilidade do plano de saúde.

Quem já possui uma assistência médica, após um período de 2 ou 3 anos pode solicitar a mudança de operadora. Nesse caso, ela poderá aproveitar os prazos de carências que já foram cumpridos.

Isso permitirá a utilização dos serviços logo que fizer a adesão, entretanto, existem algumas regras para isso. Uma delas é o antigo plano estar ativo quando for solicitada a portabilidade.

Essa mudança pode ser feita em planos de pessoas físicas, por adesão e empresariais.

Veja mais:É possível evitar o período de carência na troca de plano de saúde?

Posso colocar pai e mãe?

A resposta para essa pergunta é: depende. A ANS determina que podem ser incluídos como dependentes dos melhores planos de saúde SP parentes de 1º, 2º e 3º grau. Nesse caso os pais estariam incluídos como de 1º grau.

A questão é que a regra diz que podem, mas, não que é obrigatório. Cada operadora tem a liberdade de escolher que poderá aceitar ou não. O mais comum é que a aceitação seja para cônjuges e filhos. Será preciso verificar as condições aplicadas por cada operadora.

No caso dos planos empresariais em que a organização paga parte ou integralmente dos custos, também podem impor restrições.

Como funciona o reajuste?

Existem dois tipos de reajuste em relação aos melhores planos de saúde SP: reajuste anual e por faixa etária.

O reajuste anual ocorre uma vez ao ano e serve para que os valores das despesas médicas que tiveram aumento possam ser reparados. No caso dos planos para pessoas físicas, a ANS determina qual o percentual máximo a ser adotado pelas operadoras.

Já os planos coletivos empresariais e por adesão não entram nessa regra de percentual máximo. O que acontece é o chamado reajuste por sinistralidade que visa equilibrar a receita x despesas.

A negociação do reajuste é feita diretamente entre operadora e contratante/administradora de benefícios.

Outro reajuste que pode ocorrer a qualquer momento é por faixa etária. Existem idades determinadas para os planos de saúde. Ao fazer aniversário, a pessoa pode sair de uma delas e passar para outra.

Quando isso acontece, costuma haver uma mudança de valores, essas novas tarifas devem ser conferidas junto à operadora. 

Veja também:Entenda como é feito o reajuste de plano de saúde

Qual a diferença entre o plano por adesão e o empresarial?     

A modalidade de adesão diz respeito a forma com os melhores planos de saúde SP foram contratados.

O plano de saúde empresarial é aquele que a empresa contrata para oferecer a seus funcionários e familiares. Isso significa que somente quem possui vínculo empregatício ou estatutário poderá ter acesso aos serviços.

O plano por adesão é voltado para sindicatos, associações, entidades de trabalhadores e outros similares. Ele é destinado a entidades que possuem pessoas vinculadas e que tenham uma afinidade.

Por exemplo, a OAB pode contratar a um plano por adesão. Os advogados que forem vinculados a ela, terão acesso ao plano de saúde e podem estender a seus dependentes.

Tanto no plano por adesão e no empresarial, somente quem tiver algum vínculo com o contratante poderá utilizar.

Além desses questionamentos podem surgir outros. Antes de contratar os melhores planos de saúde SP é preciso entender bem como ele funciona. Por isso, conte com a ajuda de um corretor e se torne um especialista nos serviços que sua empresa possui.

Quer fazer alguma pergunta ou receber cotações? Entre em contato conosco e nos diga o que precisa.