Escolha uma Página

Após descobrir que o seguro para carros é a melhor maneira de proteger o seu bem e ter um pouco mais de tranquilidade, é preciso decidir qual produto contratar.

Quando começar a pesquisar um por seguro auto, descobrirá que existem diferentes tipos e que cada um visa atender a uma necessidade específica. Conheça um pouco mais sobre as possibilidades.

Seguro auto tradicional

O seguro tradicional é o mais comum de todos e tem a vantagem de ser mais amplo, com um pacote básico ou completo de coberturas e permite incluir algumas adicionais.

Quem opta pelo seguro para carros tradicionais estará protegido em casos de roubo, incêndios, colisões e ainda pode adicionar seguro de passageiro, contra terceiros, vidros e outros.

Isso significa que se ocorrer um sinistro quando há a perda total, o segurado é indenizado pelo valor de mercado do veículo, já se forem necessários reparos a seguradora paga a oficina, porém, é preciso que o segurado arque com a franquia.

Leia também: Seguro auto: Por que você deve contratar?

Seguro contra roubo e furto

Esse seguro é um pouco mais restritivo e visa garantir a cobertura apenas em caso de roubo e furto quando o veículo não é localizado.

Por ser mais restritivo esse seguro para carros costumam ter um preço mais acessível e muitas vezes é comercializado com o rastreador veicular. É comum só indenizar quando existe a perda total, não há cobrança de franquia.

Seguro para carros usados

Esse seguro também é conhecido como Seguro Auto Popular e se destina a veículo com mais de 5 anos de fabricação.

É ofertado proteção contra roubo e furto, e cobre colisão, com o diferencial de que nesse último caso pode utilizar peças recondicionadas uma vez que nem sempre se encontram peças novas devido à idade do carro.

Seguro para carros de terceiros

O seguro para carros de terceiro não tem a intensão de proteger o seu carro, mas, o dos outros. Ele pode ser contratado por quem sabe que pode por acidente ocasionará uma colisão e não quer arcar com os custos do reparo de outro carro que não seja o seu.

E tem como vantagem o fato de não possuir franquia e o limite para a indenização depende do que foi combinado.

Como escolher o tipo de seguro para carros?

Se depois de ler as definições você ainda não souber qual a melhor opção para o seu caso, veja o que analisar.

  • Identifique as maiores preocupações em relação ao veículo
  • Faça uma lista com as coberturas que acredita serem necessárias no seguro para carros
  • Separe um valor que pense ser viável para investir em um seguro auto
  • Solicite uma cotação para ter detalhes do que cada seguro disponibiliza e valores
  • Peça ajuda a um corretor que poderá lhe guiar na escolha e contratação
  • Lembre-se que a ideia é proteger o veículo, por isso não escolha o seguro apenas baseado no valor

O seguro para carros pode ser um grande aliado quando se faz a escolha certa, mas para que consiga ter tranquilidade com ele, pesquise bem antes de contratar e sempre conte com a ajuda de um profissional.