Escolha uma Página

Para proteger o seu veículo você já deve ter percebido que a melhor maneira é contar com um seguro de automóvel. Só que na hora de contratar é preciso verificar alguns pontos para fazer a melhor escolha.

Antes de começar a pesquisar preços e fazer contato com diversas seguradoras, saiba o que é preciso analisar e como contratar o seguro.

Verifique a seguradora

Um erro de quem está contratando é não verificar a reputação da seguradora e o produto que ela oferece. O ideal é que a empresa seja credenciada a SUSEP, pois isso garante que ela é regulamentada e segue diversas regras.

Um ponto que merece muita atenção é se certificar se o que está sendo oferecido é realmente um seguro de automóvel. A proteção veicular é bastante parecida e pode ter valores mais acessíveis, porém não tem garantias e pode se tornar uma dor de cabeça.

Veja a avaliação da seguradora, o que outros beneficiários dizem sobre ela e confira a opinião do corretor.

Confira as coberturas do seguro de automóvel

Seguro não é tudo igual, por isso existem coberturas e valores diferentes. Veja com o seu corretor o que está sendo contratado, ou seja, quais as coberturas estarão disponíveis para uso.

Faça adequações conforme a sua necessidade, acrescente ou tire de acordo com o seu uso do veículo. O seguro de automóvel pode ser personalizado, mas para isso é preciso conhecer quais as opções existentes.

Verifique o detalhe de cada item coberto e o que está desprotegido. Não suponha que estará protegido contra tudo.

Algo bastante comum de acontecer é estar desprotegido contra eventos da natureza, como alagamentos. Somente após o carro passar por uma enchente é que se descobre que a cobertura não estava inclusa e não terá o que fazer a não ser assumir o prejuízo.

Seguro de automóvel: Veja se a corretora é especializada

Quem faz a intermediação entre a seguradora e o segurado é uma corretora. Busque por uma empresa que seja especializada e tenha profissionais capacitados.

A corretora não deve apenas vender o seguro de automóvel, ele tem que ser uma consultoria. Precisa orientar sobre qual é a melhor opção para a sua necessidade, se mostrar disponível, sanar as dúvidas e prestar suporte.

Além disso, deve estar presente no pós-vendas, se surgir uma dúvida em relação ao serviço ou precisar de ajuda a corretora deve te auxiliar.

Leia mais: Seguro auto: Por que você deve contratar?

Analise a proposta e tire suas dúvidas sobre os termos

Após pedir uma cotação de seguro de automóvel você receberá uma proposta do corretor. Leia todas as informações com atenção e aproveite para tirar as dúvidas sobre os termos desconhecidos.

Algumas expressões podem gerar confusão, conte com a ajuda do corretor para analisar o documento e verificar se tudo o que precisa está incluso. Se necessário peça que sejam feitas mudanças antes de assinar o contrato.

Compreenda qual é a franquia que está sendo ofertada, as condições de pagamento, coberturas não inclusas e se existem descontos relativos à classe de bônus e outros fatores.

Tenha atenção antes de contratar o seguro de automóvel, afinal pedir a cotação é apenas parte desse processo. Siga essas dicas para ter certeza de que escolheu uma seguradora e um produto que atenderá suas necessidades.

Para não errar sempre conte com uma seguradora que auxiliará na escolha do seguro de automóvel e se informe.