Escolha uma Página

As empresas possuem algumas metas a serem atingidas, uma delas diz respeito a retenção de talentos. A cada dia se torna mais difícil evitar a rotatividade, pois, os profissionais estão em busca de melhores oportunidades e a lealdade com a organização permanece enquanto ela for vantajosa.

Manter os bons profissionais, é um desafio que muitas empresas têm enfrentado, mas essa é uma tarefa necessária uma vez que a alta rotatividade pode trazer impacto negativo nos negócios.

O salário já deixou de ser o principal atrativo quando o assunto é retenção de talentos, o pacote de benefícios aliado a cultura da empresa possui mais importância. Para que se possa manter o quadro de funcionários, veja o que pode ser oferecido.

Plano de carreira

O plano de carreira ainda é um grande atrativo, pois, as pessoas desejam crescer profissionalmente e alcançar novas posições.

Para que ele tenha sucesso deve ser bem estruturado, com diretrizes claras de como ocorre o desenvolvimento profissional, quais são os requisitos para ocupar determinada função e com a seleção interna transparente.

Benefícios para a retenção de talentos

O pacote de benefícios precisa ser atrativo, trabalhar apenas em troca do salário faz com que os profissionais procurem por uma organização que lhes atenda melhor.

O vale-transporte é obrigatório por lei, mas, vale-alimentação, bolsa de estudos, vale-cultura, seguro de vida, plano de saúde, bônus por desempenho, participação nos lucros e outros podem ser implementados. Um dos mais desejados é o plano de saúde empresarial, portanto, é preciso investir nele. Mesmo que os custos sejam divididos com os colaboradores, ainda terá um grande efeito na retenção de talentos.

Leia também: Plano de saúde para empresas: Por que contratar?

Clima organizacional

Ter um clima agradável no local de trabalho é necessário, pois, pessoas que não sofrem pressão, têm liberdade para se expressar e se sentem parte do negócio produzem mais e querem permanecer na empresa.

Faça pesquisas constantes para avaliar o clima, ouça os funcionários, realize ações para que se tenha um time coeso e capaz de fazer a retenção de talentos e uma empresa que seja divertida e gostosa de trabalhar.

Feedback

É comum deixar uma empresa por não se sentir valorizado ou por acreditar que não está fazendo um bom trabalho. Nem sempre isso é uma realidade, mas por falta de retorno dos gestores, muitos funcionários têm esse pensamento.

O feedback deve ser algo constante para que as pessoas possam saber como anda o seu trabalho, receber orientações de como melhorar e assim atingir o seu objetivo profissional.

Esse momento deve ser feito com leveza e ter um tom de conversa, o feedback repreensivo precisa ser evitado uma vez que proporciona o efeito contrário ao esperado na retenção de talentos

Troca de experiências

A troca de experiências é mais que necessária, quando as equipes se comunicam o trabalho flui melhor e elas sabem que suas opiniões estão sendo ouvidas.

Realizar momentos de troca de informações entre a equipe e com times distintos, permitirá que as pessoas falem de suas vivências e isso evitará erros futuros. Todos tem um pouco a ensinar, só precisam que a organização disponibilize esse espaço.

Além disso, possibilita que se aprenda sobre uma nova área, o que pode despertar o interesse profissional. A retenção de talentos está muito mais relacionada a estrutura que a organização oferece do que o salário em si. Portanto, para não perder bons trabalhadores, os primeiros passos podem ser rever o pacote de benefícios ofertado e começar a ouvir mais o que têm a dizer.