Escolha uma Página

A motivação no trabalho diz respeito a uma série de fatores que estão relacionados à vida do colaborador, tanto no escritório como fora dele. Aliás, nos últimos anos, a rotina profissional tem migrado para dentro das casas, o que torna as coisas ainda mais desafiadoras para quem precisa manter o foco. Ou seja, tudo o que envolve a vida do colaborador pode afetar o resultado de suas entregas.

Desse modo, vale observar o quanto as questões individuais de saúde têm interferido na motivação profissional de cada um, principalmente após o longo período de pandemia que enfrentamos recentemente, pois, quando não temos o devido equilíbrio, não conseguimos estabelecer os focos.

Mas, afinal, o que a sua organização pode fazer para  manter os seus funcionários motivados? Qual a relação entre a saúde de cada indivíduo e a sua motivação no trabalho? Saiba mais sobre esse tema a seguir.

Leia também: 5 dicas para ter saúde mental no trabalho

O que é motivação no trabalho?

Em suma, a palavra motivação pode ser definida como o ato ou efeito de manifestar interesse por algo, e está relacionada às razões pelas quais alguém toma uma ação. Com base nesse conceito, a motivação no trabalho pode ser entendida como a vontade, a determinação, o comprometimento, e a sensação de pertencimento a uma equipe — a uma organização.

Por isso, vale ressaltar que uma equipe motivada traz mais resultados para o seu negócio por conta da maior produtividade e autonomia. E é, portanto, um investimento a ser exercido.

Quais os resultados da motivação no trabalho?

Como vimos, a motivação é essencial para o bom desenvolvimento de qualquer atividade, seja individual ou coletiva. Sobretudo, manter a equipe motivada traz múltiplos benefícios para todos os envolvidos, pois promove: 

  • Engajamento dos colaboradores com a organização;
  • Melhoria da autoestima do grupo;
  • Estímulo ao crescimento individual e coletivo;
  • Comprometimento com as tarefas;
  • Alta performance;
  • Aumento da produtividade;
  • Alcance de metas;
  • Criatividade e inovação;
  • Equilíbrio físico e emocional;
  • Divulgação da marca por parte dos funcionários;

Enfim, que empresa não gostaria de obter resultados como os citados acima, não mesmo? Pessoas motivadas produzem muito mais e se tornam verdadeiras parceiras do seu negócio.

Como aumentar a motivação no trabalho

A valorização das pessoas é o melhor caminho para quem busca promover a constante motivação no trabalho. Priorize sempre pelo bem-estar de seus colaboradores e veja se há algum aspecto na organização que as lideranças e o departamento de RH precisem reformular para impulsionar a motivação, a começar por:

Coleta de dados: faça pesquisas de clima organizacional e analise a relação dos colaboradores com a empresa. Pois, assim, você terá insumos para a tomada de decisão;

Adoção da cultura de feedbacks: é indispensável e muito utilizado com ferramenta de reconhecimento;

Planejamento de metas estratégicas: a desmotivação pode se dar pela falta de desafios ou pela intangibilidade dos mesmos. Portanto, é imprescindível que as metas estabelecidas estejam alinhadas com a capacidade do seu time;

Remuneração e benefícios compatíveis: uma remuneração justa aliada a benefícios compatíveis é uma ótima maneira de motivar a equipe, além de premiações e bonificações por desempenho. 

Flexibilização: esta é uma necessidade cada vez maior no mercado. Por isso, a sua empresa precisa estar apta às mudanças e atender às novas modalidades de trabalho, pois tal fator contribui para a motivação dos funcionários.

Conclusão

De modo geral, a motivação é a base essencial para realização e alcance dos objetivos. Sem ela, se torna difícil atribuir significado a qualquer exercício proposto.  Só assim, é possível atingir grandes metas e continuar em crescimento junto à equipe.