Escolha uma Página

O tema saúde mental no trabalho, por muito tempo, foi evitado. Ele poderia demonstrar fraqueza dos profissionais, indicar insanidade ou ser visto como uma desculpa. Hoje, essa mentalidade mudou e se sabe que os profissionais precisam estar bem de corpo e mente. Na pandemia, o aumento de casos de doenças acendeu um alerta.

Um levantamento realizado pela Fiocruz Mato Grosso do Sul e a Fiocruz Brasília apontou o problema. Durante a pandemia, dos 800 profissionais de saúde do DF entrevistados, mais de 60% sofriam de estresse, ansiedade e depressão.

A saúde mental no trabalho não afeta apenas quem trabalha na área da saúde. Outra pesquisa, realizada pela Robert Half, apontou que metade dos recrutadores acreditam que os profissionais estão mais propensos a sofrer de Burnout no 2º semestre

O tema é assunto sério e causa preocupação. O número de brasileiros afastados por doenças mentais, tem aumentado. Para reverter a situações, existem algumas medidas que podem ser adotadas.

1. Alerte os colaboradores sobre saúde mental no trabalho

Muitos profissionais se sentem irritados ou cansados e não conseguem saber o motivo. Quando a empresa atua ativamente, conscientiza e ajudar a identificar os sinais para a boa saúde mental no trabalho.

Palestras educativas e até mesmo programas de bem-estar mental direcionam. Eles contribuem para que o colaborador entenda o que está acontecendo e saiba como buscar ajuda.   

Veja mais: Gestão de pessoas: qual a importância de um plano de saúde?

2. Incentive as atividades físicas

As atividades físicas podem ser feitas fora do ambiente de trabalho. A organização pode contribuir com um auxílio ou parcerias com academias.

Quando se movimenta o corpo, há um aumento da sensação de bem-estar e relaxamento. Além disso, contribui com o aumento da energia e saúde física. O trabalho em equipe é facilitado assim como o relacionamento entre pessoas.

3. Treine as lideranças

Os líderes sem perceber podem contribuir com a saúde mental no trabalho, pois a forma como se relacionam com a equipe e promovem a interação faz diferença. A maneira como a gestão é cobrança são feitas também influencia.

Os gestores devem promover um ambiente mais leve, livre de pressão, apesar de manter a responsabilidade. A harmonia e ajuda mútua deve prevalecer, e para isso, os profissionais devem estar preparados de modo a garantir esse clima organizacional.

4. Tenha profissionais preparados para ouvir

Quando o colaborador identifica um problema, ele procurará ajuda, assim, o gestor ou RH da empresa deve estar preparado para ouvir e saber como agir nessas situações.

Eles podem conversar e dependendo da necessidade, encaminhar para profissionais especializados. Nessas horas um plano de saúde e programas de saúde mental com terapeutas são as melhores alternativas.

Veja também: Plano de saúde por adesão coletivo x empresarial: Qual é a diferença?

5. Respeite os horários de trabalho

Seja na modalidade presencial ou home office, é preciso estabelecer as jornadas de trabalho e descanso. A empresa deve cuidar para que os profissionais não façam longas jornadas e isso afete a saúde mental no trabalho.

As pausas para almoço e relaxamento intrajornadas devem ser incentivadas e respeitadas. Após o trabalho é necessário garantir um descanso adequado, respeitando as horas mínimas previstas.

Cabe aos profissionais também respeitar esses descansos, eles devem ser incentivados a parar e entender as consequências pelo trabalho em excesso. 

A saúde mental no trabalho é alcançada com o equilíbrio entre condições adequadas para realizar a função e relaxamento. Ela começa na empresa, mas pode ultrapassar as barreiras físicas. O importante é garantir que o profissional e sinta bem e motivado.

Acesse nosso artigo: Conheça os diferenciais de operadoras de saúde e descubra quais pode contribuir com o bem-estar dos colaboradores.