Escolha uma Página

A medicina preventiva está relacionada diretamente com a qualidade de vida das pessoas através das boas práticas de alimentação, atividade física e lazer, por exemplo, como parte de uma gama de objetivos que os profissionais da área podem indicar aos seus pacientes.

Além do mais, todos esses benefícios impactam positivamente a produtividade do indivíduo seja nas tarefas domésticas e mesmo, principalmente, no trabalho. Neste artigo, você entenderá melhor o que é a medicina preventiva, quais são os seus níveis de atenção e seus benefícios para a produtividade.

O que é a medicina preventiva?

A medicina preventiva é um conceito que começou a ser disseminado somente a partir do século XX. Antes disso, os médicos realizavam seus procedimentos voltados ao tratamento direto contra doenças e sintomas patológicos. Entretanto, desde o seu surgimento, essa área da medicina tem como objetivo prevenir o desenvolvimento de doenças através de recursos terapêuticos, estruturais e tecnológicos.

Dado essas informações, é importante saber que a prevenção de doenças se divide em dois estágios, que são: o pré-patogênico e o patogênico. No primeiro caso, não existe um agente patogênico, cuja especialidade necessária é compreendida pela atenção primária. Já no estágio patogênico, é identificada a presença de patógeno que requer os cuidados da atenção secundária em diante.

Em suma, a medicina preventiva trabalha em prol da prevenção do surgimento e desenvolvimento de quaisquer doenças, bem como promove a melhoria contínua das condições de saúde do paciente.

Níveis de atuação da medicina preventiva

Para melhor efetividade dos procedimentos da medicina preventiva, os médicos precisam se contextualizar sobre o estado de saúde do paciente para então indicar os devidos direcionamentos. Na medicina preventiva, essas etapas são divididas em quatro níveis. Acompanhe a definição de cada um: 

Prevenção primária

Nesta fase, o foco é a prevenção de doenças por meio da conscientização sobre o que fazer em cada circunstância. Por exemplo, o uso efetivo de máscaras evita a aquisição de enfermidades respiratórias. Já os preservativos impedem a contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). E o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) protegem a integridade física do trabalhador.

Sendo assim, a atenção primária abrange também as campanhas de vacinação, condições de higiene, qualidade de vida, saneamento básico e educação, entre tantas outras questões que englobam a saúde pública.

Prevenção secundária

É nesta etapa que a atenção médica é voltada para identificar o diagnóstico e realizar o tratamento precoce, a fim de evitar o agravamento da situação clínica e que esta resulte em morbidade significativa.

Por isso, é de extrema importância a realização de exames de rotina para que se tenha o diagnóstico o quanto antes. Como é o caso da prevenção dos cânceres de mama e próstata, em que os pacientes são examinados pela atenção secundária mesmo que não haja sintomas, cujo objetivo é aumentar as chances de cura.

Prevenção terciária

Neste estágio, o paciente apresenta os sintomas do desenvolvimento da doença que já passou da fase inicial. Sendo assim, a prevenção terciária busca minimizar os danos causados pelo problema de saúde e interferir no avanço da enfermidade, a fim de garantir a melhor recuperação e qualidade de vida ao paciente.

É neste nível que são realizados acompanhamentos diversos como o pós-operatório, a reabilitação do indivíduo através de métodos fisioterapêuticos e, inclusive, a promoção de acessibilidade por intermédio de políticas públicas – e do próprio setor privado – como piso tátil, elevadores e banheiros adaptados, eliminação de barreiras físicas, etc.

Prevenção quaternária

Por último, a prevenção quaternária tem como objetivo filtrar quais serão os procedimentos médicos tomados a partir do diagnóstico. Ou seja, o foco é prevenir o uso de métodos desnecessários que podem gerar complicações priores à saúde.

Trata-se de conceitos éticos sobre o que de fato é necessário para a cura ou tratamento do paciente. Assim, o mesmo realiza o acompanhamento médico somente quando necessário e recebe orientações para a saúde em boas condições.

Quais os benefícios da medicina preventiva?

Como vimos, a medicina preventiva engloba desde um único indivíduo até uma sociedade inteira, pois desenvolve maneiras de reduzir as chances de aquisição e agravamento de doenças, além de abordar as questões de saúde pública. Desse modo, vale ressaltar os benefícios que ela promove para o bem-estar comum.

Benefícios para os pacientes

Com a adesão de boas práticas alimentares, atividades físicas, consultas médicas periódicas, entre outros hábitos indicados pela medicina, o paciente conta com uma menor predisposição em contrair doenças de diversas naturezas como diabetes, colesterol ruim e câncer, por exemplo.

Logo, tais benefícios promovem maior disposição e qualidade de vida para os indivíduos que utilizam a medicina preventiva a seu favor. Entre eles, o próprio aumento da produtividade e energia para lidar com as rotinas do dia a dia.

Benefícios para as empresas

A adoção de ações que incentivam a prevenção de morbidades é fundamental para a melhoria do clima organizacional. As empresas podem assumir um papel preponderante no cotidiano de seus colaboradores por meio da implementação de boas práticas na cultura da organização, e com isso obter retorno positivo diretamente na produtividade de seus negócios.

Sobretudo, esse tipo de iniciativa mostra ao público interno o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar de seus funcionários, o que os torna defensores da sua marca. Dessa forma, também contribui para atração e retenção dos melhores talentos do mercado de trabalho.

Leia também: Por que investir em medicina preventiva na sua empresa?

Conclusão

Como vimos, a medicina preventiva ocupa uma posição relevante na organização da sociedade através do monitoramento regular dos índices de saúde. A nível pessoal, ela te ajuda no controle e acompanhamento da sua saúde. Já no meio corporativo, está presente nas ações da cultura organizacional, tendo como resultado o aumento da produtividade, entre outros.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto com a Coplana?