Escolha uma Página

A preocupação com a saúde e bem-estar do colaborador é crescente nas organizações. A medicina preventiva se torna essencial para que as pessoas sejam cuidadas de forma adequada.

Esse conceito entende a importância de cuidar do corpo, mente e os benefícios que isso pode trazer no ambiente laboral. O investimento em pessoal acaba afetando os resultados organizacionais e toda a sociedade. 

O que é a medicina preventiva?

O conceito de medicina preventiva surgiu por volta do século XX com uma mudança da atuação da medicina. O foco deixou de ser o tratamento e se tornou os cuidados para promover a saúde.

Esse método ganhou força e atualmente está integrado aos cuidados médicos. Atua evitando que doenças surjam e visa corrigir maus hábitos que possam agravar ou desencadear os problemas. 

Veja mais: Por que ter um plano de saúde na sua empresa é essencial?

Como a medicina preventiva contribui com as empresas?

Diversas organizações focam na medicina preventiva. Elas oferecem orientações, ambiente adequado de trabalho e planos de saúde. 

Esse conjunto de ações permite que os colaboradores realizem e check ups constantes e se conscientizem. Como resultado, é possível minimizar as doenças graves e evitar suas complicações.

Investindo no trabalhador a empresa também sai ganhando. Ela possui profissionais mais saudáveis e com disposição para trabalhar. Com isso conseguem produzir mais e com alta qualidade.

Pessoas com boa saúde não se afastam do trabalho ou faltam por doenças. Isso reduz o absenteísmo, indicador utilizado para entender o clima organizacional e desempenho. Além disso, possuem melhor humor o que contribui com a interação do grupo.

Como implementar nas organizações

A medicina preventiva pode ser aplicada de diferentes formas. O que se vê no mercado é uma combinação delas a fim de proporcionar o melhor para o colaborador. Alguns exemplos são:

Oferecer um plano de saúde

Com o plano de saúde se tem acesso a médicos, consultas e todos os cuidados necessários. O colaborador pode buscar ajuda sempre que precisar e ter cuidados preventivos. 

Os que possuem disposição para alguma doença ou histórico familiar, conseguem fazer acompanhamento com especialistas. 

O plano de saúde é um dos benefícios mais desejados pelos profissionais. É também um dos que contribui amplamente com os cuidados preventivos. 

Veja também: Conheça os diferenciais de operadoras de saúde

Contar com momentos de relaxamento e bem-estar

Uma sala de descompressão, pausas extras para relaxamentos, alongamentos e consultas com terapeutas são válidas. 

Dentro e fora do horário de trabalho é preciso ter recursos para relaxar e desestressar. Dessa forma, é possível evitar problemas como ansiedade, depressão, síndrome de Burnout e tantos outros, que comprometem a saúde mental.

Entender os hábitos dos colaboradores 

Para escolher quais ações de medicina preventiva serão realizadas é preciso entender os hábitos dos colaboradores. Fazer pesquisas e levantamentos para compreender os comportamentos é o ponto inicial.

Com base nos dados apresentados, são adotadas as estratégias que trarão melhores resultados e efetividade. 

Estimular a atividade física

Descontos e benefícios como o gympass, por exemplo, incentivam a prática de atividades físicas. Até mesmo no ambiente laboral podem ser promovidas aulas de dança ou outras atividades que incentivem o movimento.

Há inclusive empresas que formam times para disputas de torneios esportivos. Elas ajudam com os treinos e são patrocinadoras dos atletas não profissionais.

A medicina preventiva passou a ser um cuidado essencial que as empresas precisam ter com seus colaboradores. Para que possam produzir e não fiquem doentes, devem receber atenção primária.

Se a sua empresa ainda não investe em medicina preventiva, ela ainda pode dar o primeiro passo. Contratando um plano de saúde é possível começar com algo simples e efetivo.