Escolha uma Página

Até mesmo o profissional mais cuidadoso e zeloso está sujeito a falhar e a cometer erros. E, uma vez que esse tipo de situação aconteça, esse profissional vai precisar enfrentar as consequências desse erro civilmente. Para assegurar que o profissional terá todo amparo necessário existe um tipo de seguro específico, chamado seguro de responsabilidade civil. Neste artigo, você vai entender o que é esse serviço e porque ele é essencial no planejamento de risco de uma empresa. Acompanhe a leitura até o final! 

  • O que é responsabilidade civil profissional? 
  • O que é um seguro de responsabilidade civil? 
  • Quais os profissionais podem contratar um seguro de responsabilidade civil? 
  • Quais as vantagens de contratar um seguro de responsabilidade civil? 
  • Como contratar um seguro de responsabilidade civil? 

O que é responsabilidade civil profissional? 

Profissionais, empresas ou pessoas que causarem um dano a terceiros tem o dever de fazer a reparação desse dano. Esse é um ponto previsto no Código Civil brasileiro.

A diferença nas nomenclaturas da responsabilidade está em definir de quem é a atribuição do erro. Se quem causou o dano for uma pessoa, é uma questão de responsabilidade civil. Já se o causador do dano for um profissional que falhou durante a prestação de serviço, a questão passa a ser de responsabilidade civil profissional. 

Com isso, compreendemos que a responsabilidade civil profissional é a obrigação do profissional indenizar um terceiro por eventuais falhas ou erros no cumprimento da sua atividade. Isso vale tanto para profissionais liberais, quanto para funcionários de empresas. 

A responsabilidade civil profissional apresenta dois problemas de ordem material para o profissional envolvido na ação: é preciso investir recursos para custear as despesas de sua defesa e, assim, evitar ser responsabilizado indevidamente e, eventualmente, será necessário fazer o pagamento de possíveis indenizações. 

O que é um seguro de responsabilidade civil?

Um seguro de responsabilidade civil (RC profissional) é uma proteção para resguardar profissionais de eventuais falhas e danos causados a terceiros. Como vimos no tópico anterior, lidar com a responsabilidade civil exige o investimento de recursos materiais. Por isso, contar com um seguro de responsabilidade civil é essencial para que esse tipo de perda material não represente um prejuízo de ordem pessoal.

Esse tipo de serviço é fundamental para empresas que contam com um caixa pequeno: assim é possível evitar que um imprevisto como esse prejudique as finanças do empreendimento de maneira irreversível.  

Quais os profissionais podem contratar esse tipo de seguro? 

Além de empresas com reservas financeiras menores, associações de classe e outros grupos de profissionais podem contratar o seguro de responsabilidade civil de maneira coletiva. 

Contudo, a contratação também pode ser feita de maneira individual: diversos outros profissionais podem aproveitar as vantagens de contratar um seguro de responsabilidade civil. Entre eles, podemos destacar médicos, dentistas e contadores. 

Quais as vantagens de contratar um seguro de responsabilidade civil? 

> Um profissional que contrata um seguro de responsabilidade civil conta com soluções e serviços que o amparam em situações de reclamações de terceiros. 

> Esse tipo de seguro pode cobrir as despesas com a defesa do profissional, o que garante uma boa defesa e evita responsabilizações indevidas. 

> Esse profissional vai contar com coberturas especiais para as mais diferentes necessidades. Entre elas, indenizações por danos materiais, morais e corporais. 

> Contratar um seguro de responsabilidade civil protege o patrimônio pessoal do contratante. 

> Ademais, contar com esse tipo de serviço traz mais tranquilidade para o profissional cumprir com as suas funções e transmite muito mais segurança e confiança para seus clientes. 

Como contratar o seguro? 

Para contratar um seguro de responsabilidade civil é essencial procurar uma seguradora de confiança, que ofereça um serviço completo. A Coplana oferece RC Profissional para uma ampla gama de profissionais e empresas. 

Acesse nosso site e faça uma cotação. Dessa forma, você pode verificar qual tipo de seguro de responsabilidade civil atende suas necessidades. E, assim, ser um profissional resguardado contra possíveis problemas envolvendo seus clientes.