Escolha uma Página

Se você faz parte do grupo dos profissionais liberais precisa saber que é possível que alguns imprevistos aconteçam e isso pode acarretar alguns prejuízos para a sua vida profissional e pessoal.

Isso porque os resultados de um possível acidente que resulte involuntariamente em danos materiais ou corporais a outra pessoa não podem ser previstos, mas têm as suas consequências.

Nesse caso, o Seguro de Responsabilidade Civil serve como seguro contra circunstâncias incontroláveis, por isso é tão significativo para profissionais liberais. Este seguro destina-se a apoiar o segurado no caso de erros ou omissões prejudicarem involuntariamente a vítima.

O segurado também recebe ajuda financeira caso precise pagar indenizações a terceiros, seja em acordos pré-judiciais ou condenações transitadas em julgado, além de despesas judiciais para defesa de uma ação judicial.

Mas o que é responsabilidade civil?

Antes de mais nada, a responsabilidade civil é um componente crucial da existência em sociedade. Essa premissa pressupõe que devemos assumir a responsabilidade de consertar qualquer dano que venhamos causar à outra pessoa.

Inclusive, isso também é reconhecido no Código Civil Brasileiro. Pode haver várias instâncias na vida diária em que essa ideia é aplicável.

Por exemplo, se alguém involuntariamente causar um acidente de carro no trânsito, ele deve ser responsabilizado por indenizar o proprietário do veículo danificado.

Além disso, os danos podem não ser monetários, existem aqueles que ferem alguém causando constrangimento, como um erro médico em uma cirurgia plástica, por exemplo, esses também são abrangidos pela culpa civil.

Desse modo, é importante que profissionais liberais se atentem ao seguro de responsabilidade civil.

Como funciona o seguro?

A aplicação de leis que estabeleçam a obrigação de uma pessoa reparar danos, sejam eles materiais, morais ou sociais causados a terceiros, faz com que o seguro de responsabilidade civil seja essencial para os profissionais liberais.

Ele pode ser contratado de forma autônoma, caso em que é adquirido sem qualquer outro tipo de seguro, ou ainda como cobertura complementar a um pacote mais completo.

Para se beneficiar do seguro de responsabilidade civil, o segurado deverá contratar o serviço de acordo com o pagamento do valor pactuado nas datas marcadas e comunicar à segurança todo e qualquer dano que tenha causado a terceiros .

A apólice de seguro também especificará o valor máximo que será compensado.

A proteção de bens contra perdas e danos resultantes do dever de indenizar outra pessoa está assim incluída também na contratação desta modalidade.

Mas qual a importância desse tipo de seguro para profissionais liberais?

De um modo geral, independente da área de atuação, imprevistos podem acontecer na área profissional de qualquer pessoa, e no caso dos profissionais liberais é muito importante contar com uma segurança, caso algum deslize possa acontecer involuntariamente.

Como resultado, o seguro possibilita a criação de um ambiente de trabalho tranquilo para os profissionais liberais.

Além disso, essa ação preventiva garante que o seu negócio esteja preparado financeiramente para possíveis ações judiciais.

Dessa forma, é fundamental ressaltar que a integridade do contratante precisa ser levada em consideração na contratação do seguro.

Por isso, exige-se do segurado um acompanhamento preciso e informações verdadeiras para que a proposta seja elaborada e o sinistro seja devidamente protocolado.

Conclusão

A Coplana sabe que imprevistos podem acontecer no trabalho e os profissionais liberais precisam estar prontos para isso. O seguro de responsabilidade civil proporciona tranquilidade financeira e segurança na execução de seus ofícios.

O serviço de seguro de responsabilidade civil é muito benéfico para executivos e profissionais que exercem profissões liberais, como médicos, dentistas, contadores e etc, que ficam protegidos contra erros ou danos a terceiros. Com isso, podem exercer suas funções com ainda mais segurança e excelência.

A Coplana tem mais de 20 anos de experiência no mercado como corretora de seguros em São Paulo e responsabilidade civil, oferecendo as melhores soluções e segurança para que profissionais liberais atuem tranquilamente.

Gostou deste artigo? Faça a sua cotação agora mesmo e fique por dentro do melhor plano para você!