Escolha uma Página

Entenda os motivos por trás da variação de valor no plano de saúde

Se você já pesquisou diferentes tipos de planos de saúde, deve ter notado que há uma grande variação em seus preços, e a explicação por trás disso se dá por fatores como área de cobertura, faixa etária do beneficiário, entre outros.

Por isso, é importante entender como é estabelecido os preços do plano para cada operadora, considerando todas as variáveis envolvidas, continue a leitura para entender melhor este assunto.

Preços do plano de saúde: por que os valores variam?

Antes de explicarmos os fatores por trás da variação dos preços do plano de saúde, é preciso entender que todas as operadoras devem cumprir um rol de procedimentos, que faz com que os pacotes mais básicos atendam um mínimo exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Tipos de planos

Há diversos tipos de planos de saúde ofertados pelas operadoras, sendo eles individuais, familiares, empresariais e coletivos por adesão (este, é feito por meio do CNPJ de uma associação, sindicato ou organização).

Normalmente, os planos empresariais possuem valor menor em comparação aos planos individuais.

Cobertura

Esse, também é um fator que pode ter grande impacto nos preços do plano de saúde, pois o plano escolhido pode contemplar somente a região em que você mora, todo território nacional ou até mesmo viagens internacionais, e assim, aumentando o preço conforme a área de abrangência.

Faixa etária

Os preços do plano de saúde também podem mudar conforme a faixa etária do beneficiário, com preço mínimo para pessoas com idade entre 0 a 18 anos, oscilando de 19 a 23 anos, 24 a 28 anos, em assim em diante.

Serviços 

Além dos serviços básicos definidos, alguns planos de saúde oferecem serviços extras, como atendimento domiciliar, plano odontológico, seguro viagem, desconto em redes de farmácias, entre outros, que impactam seu preço.

Com ou sem coparticipação

A coparticipação se trata de um valor de mensalidade mais baixo, porém, será pago um percentual a cada consulta, procedimento ou exame. 

Por outro lado, o plano de saúde sem coparticipação possui um valor fixo por mês, possibilitando que o beneficiário realize consultas, exames e procedimentos sem valores adicionais.

Acomodação

O tipo de acomodação escolhida em casos de internação hospitalar também pode alterar os preços do plano de saúde, isto é, quartos coletivos (no caso, a enfermaria, sendo a opção mais em conta) ou quarto individual.

Rede credenciada

Outro fator são as redes credenciadas, que definem o número de hospitais e clínicas que oferecem atendimento pelo plano de saúde, assim como os médicos e instituições de referência na área da saúde.

Agora você já sabe quais são as variáveis que influenciam o preço do plano de saúde. Lembre-se que é fundamental considerar as suas necessidades e demandas na hora de realizar a contratação, e para isso, você pode dispor da cotação do plano de saúde da Coplana! Clique aqui e fale conosco para saber mais.