Escolha uma Página

Quando se fala em assistência médica é preciso entender que existem diferenças nesse serviço, e conforme os tipos de planos de saúde escolhidos, muda-se a forma de adesão, quantidade de vidas exigidas e outros.

Para que você conheça quais são essas características específicas e possa contratar o plano mais adequado para a sua necessidade, veja mais detalhes sobre eles.

Tipos de planos de saúde

Os tipos de planos de saúde estão relacionados com quem os contrata e de que maneira. Eles podem ser direcionados tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Plano individual/familiar

A contratação é feita por pessoas físicas e o plano de saúde pode ser apenas para um usuário (individual) ou compartilhado para mais de um membro da família (familiar). Nele, a cobrança é feita diretamente ao consumidor final e existe carência.

Plano coletivo por adesão

A contratação é feita pelas administradoras de benefícios e normalmente a contratante (empresa responsável) é um sindicato ou associação, a qual o cliente deve se vincular para obter o benefício. Possuem compra de carência para as pessoas que já contam com algum tipo de plano.

Tipos de planos de saúde: Plano empresarial

Como o próprio nome sugere, a contratação é feita por uma empresa que disponibiliza o plano de saúde aos colaboradores. Pode ser uma empresa que tenha apenas 2 vidas, essa opção será ofertada aos profissionais com vínculo com a empresa e seus familiares, e a regra de carência é analisada pela quantidade de vidas, podendo haver a carência zero já a partir de 20 vidas em algumas operadoras.

Nos planos citados, a carência se refere ao tempo que é preciso aguardar para utilizar os procedimentos disponibilizados, a contar da data de adesão. Conforme a patologia, pode ser preciso esperar até 300 dias, como é o caso do parto.

Coberturas dos tipos de planos de saúde

A cobertura está relacionada aos procedimentos que cada plano de saúde oferecerá. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é obrigatório que seja oferecido um rol mínimo de procedimentos em cada um deles, podendo ser aumentados conforme o critério de cada operadora. Confira os tipos:

Plano hospitalar (com ou sem obstetrícia)

Plano interessante no caso das pessoas que possuem familiares na área médica e não necessitam da parte ambulatorial, como consultas e exames e se preocupam muito com os custos nos casos de uma internação em UTI ou eletiva e até para um parto. Esse produto só dá cobertura em eventos realizados no hospital, não cobrindo nenhum tipo de exame ou consulta fora dele.

Plano ambulatorial + hospitalar (com ou sem obstetrícia)

Esse é um plano para quem busca um procedimento mais completo, uma vez que engloba amplos cuidados com a saúde, sendo eles: consultas, exames, internações, cirurgias e outros.

No caso do plano ambulatorial + hospitalar com obstetrícia, a gestante terá acesso a todos os cuidados do pré-natal, como consultas e exames, e estará amparada no momento do parto.

Esses tipos de coberturas podem ser adquiridos nos planos individuais/familiares, coletivos e empresariais.

Conhecer os tipos de planos de saúde é essencial para fazer a escolha certa e garantir todos os cuidados que se precisa.