Escolha uma Página

Seguro RC profissional: Quem pode contratar?

O Seguro RC profissional é destinado a trabalhadores de diferentes áreas, porém, é comum que haja o questionamento de quais profissões podem contar com ele.

Essa proteção é bastante ampla e, em cada segmento oferecerá coberturas que atendam às necessidades de acordo com a tarefa que exercem. Veja algumas das profissões que podem contar com o seguro e de que forma ele pode ser útil.

Seguro RC profissional para corretores

O corretor ajuda a terceiros a comprarem e contratarem um bem ou produto, e acaba tendo uma grande responsabilidade. Se eles não se atentarem aos detalhes do que estão comercializando poderão causar danos. O seguro RC profissional pode oferecer coberturas para indenizar em casos de danos a reputação, a documentos, gastos emergenciais e erros de avaliação (esse último principalmente para corretores de imóveis).

Seguro RC profissional para engenheiros e arquitetos

Esses profissionais ao elaborarem projetos podem errar e isso influenciará no trabalho executado e até mesmo riscos de comprometer a estrutura de um edifício. Além disso, é possível com o Seguro RC profissional se prevenir de imprevistos.

Dentre as proteções mais comuns desse seguro existe a de danos materiais, morais e corporais, custos de despesas judiciais e ressarcimentos de terceiros.

Seguro RC profissional para dentistas

Cuidar da saúde das pessoas é sempre para o bem, mas um erro pode trazer sérias consequências, ainda mais quando o dentista também presta serviços de harmonização facial e nem sempre os resultados podem agradar ao paciente.

Nesse caso a proteção contratada poderá ser usada em casos de reparação de danos morais e corporais e com custas judiciais se houver abertura de processo.

Seguro RC profissional para advogados

Apesar de lidarem com a lei esses profissionais também podem cometer erros o e Seguro RC profissional será essencial para que o patrimônio não seja prejudicado.

Será possível contar com proteções contra erros profissionais como perda de prazos, danos morais em que a pessoa se sinta lesada por uma ação ou omissão do profissional, perdas de documentos e ato desonestos de funcionários.

Leia também: Seguro de responsabilidade civil profissional: Por que contratar?

Seguro RC profissional para contadores

Ao lidar com números e muitas vezes com o dinheiro dos clientes, os contadores precisam ter o máximo de atenção, mas, um erro de cálculo ou falha de algum funcionário pode acarretar problemas.

Nesse caso, o seguro protegerá contra erros que venham a ser cometidos pelo contador ou seus funcionários, perdas decorrentes de ações dos contadores, danos morais, materiais e custos judiciais caso o profissional seja acionado judicialmente.

Seguro RC profissional para quem lida com tecnologia

São muitos os profissionais que trabalham com tecnologia e normalmente esses lidam com dados virtuais, armazenamento e internet. Esses dados digitais podem ser perdidos, corrompidos ou apresentarem falhas.

Se essas situações acontecerem é possível contar com proteções para ações incorretas que foram cometidas de forma involuntária, falhas em produtos, violação de privacidade e dados, violação de propriedade intelectual, responsabilidade solidária e muitos outros.

O Seguro RC profissional também pode ser contratado por outra série de profissionais como os que trabalham com a mídia, despachantes, veterinários, profissionais de cartórios e notas, agentes de viagens e outros. Para saber se a sua profissão está coberta é preciso apenas falar com um corretor.

A grande vantagem de poder contar com um Seguro RC profissional é sempre estar amparado quando a situação se complica, por isso, é indicado para quem está começando na carreira e para quem já tem muita experiência.