Escolha uma Página

Ao exercer o trabalho é possível que as pessoas cometam erros não intencionais, afinal, algumas atividades e tarefas podem ser bem estressantes e envolve diversos riscos. Para quem se preocupa com isso pode contar com um seguro de responsabilidade civil profissional e ter um pouco mais de tranquilidade.

É claro que esse tipo de produto não vai resolver todos os problemas, mas, será ideal para quando acontecer uma situação inesperada e precisar de ajudar para resolvê-la.

Afinal o que é o seguro de responsabilidade civil profissional?

O seguro de responsabilidade civil profissional é uma proteção que profissionais e empreendedores podem contar para os casos que venham a provocar danos acidentais a outra pessoa ou a bens.

Para que entenda melhor vamos a um exemplo. Um engenheiro estava supervisionando uma obra, mas durante a execução um cano estourou e causou danos ao imóvel que estava sendo reformado. O proprietário do imóvel pode achar que isso foi responsabilidade do engenheiro e acionar ele judicialmente para arcar com todos os custos de reparo. Nesse momento entra o seguro de responsabilidade civil profissional que auxiliará com os custos judiciais e o pagamento de indenizações.

Por que contratar o seguro de responsabilidade civil profissional?

Ter um seguro de responsabilidade civil profissional ajudará a profissionais de diferentes áreas, e apesar do exemplo citar um engenheiro, pode ser adquirido por muitos outros como médicos, veterinários, profissionais de mídia, CEOs, administradores, contadores etc.

A vantagem de contar com as coberturas desse seguro é que o profissional consegue ter mais tranquilidade para trabalhar podendo focar em suas atividades, sabendo que se algum imprevisto acontecer estará amparado.

O seguro também deve ser visto como um investimento, pois, no caso de ser acionado judicialmente e ter de pagar indenizações é possível que isso seja feito pela seguradora, dessa forma as despesas por erros não intencionais será mínima.

Outro ponto para contratar um seguro de responsabilidade civil profissional é que no mercado existem produtos sob medida. Dessa forma poderá escolher um que atenda às suas necessidades e faça de você um profissional prevenido.

Leia também: 8 benefícios do seguro para profissionais

Com quais coberturas poderei contar?

É possível contar com diversas coberturas, ou seja, proteção para variadas situações. Em alguns casos, é possível contratar um pacote de coberturas básicas e adicionar outras conforme a necessidade.

Dentre as proteções terão a de ato danoso cometido por serviços profissionais, danos morais, custos de comparecimento ao tribunal e de restituição de imagem, responsabilidade solidária, extravio, roubo ou furto de documentos, ato desonesto de empregado entre outras.

Conforme a profissão é possível encontrar coberturas mais adequadas que permitirão trabalhar com mais tranquilidade, por isso, é sempre recomendado conversar com um corretor para que ele possa orientar cada caso individualmente.

As coberturas do RC profissional podem ser usadas para reparar os danos causados aos clientes, familiares ou até mesmo a órgãos públicos, por isso é preciso que ela esteja adequada a profissão. O seguro de responsabilidade civil profissional é essencial para quem busca mais tranquilidade para realizar as suas tarefas e já sabe que existem motivos de sobra para contar com ele.