Escolha uma Página

A saúde suplementar é relacionada aos planos de saúde. Porém, o termo causa estranheza por não ser amplamente utilizado. A ideia de plano de saúde é algo super recente e ainda estamos nos acostumando a lidar com tudo que o envolve, como suas vantagens, regras, condições e claro, termos. No Brasil, por exemplo, o primeiro plano de saúde surgiu na cidade de São Paulo, em 1956. Na época, a Policlínica Central passou a atender as dezenas de funcionários da Volkswagen, e somente após esse fato, começou a receber denominações, entre elas as que são conhecidas atualmente.

Pensando em te ajudar a entender o que é saúde suplementar e como ela pode beneficiar os usuários do plano de saúde, elaboramos um artigo esclarecedor sobre o assunto. Confira!

O que é saúde suplementar?

A saúde suplementar pode ser entendida como um serviço prestado por uma pessoa jurídica às empresas e pessoas. Ela envolve operadoras de saúde, cooperativas, administradoras de benefícios, agências regulamentadoras e entre outras.

O termo é entendido como um plano ou serviço particular que presta atendimento de saúde às pessoas. Ele não interfere e nem faz com que se perca o direito de utilizar a rede SUS. 

O setor de saúde suplementar possui diferentes órgãos regulamentadores, entre eles está a Agência Nacional de Saúde Suplementar. Ela estabelece as regras e fiscaliza os serviços ofertados pelas operadoras. 

Veja mais: Normas ANS: Conheça as regulamentações para plano de saúde 

Diferenças entre saúde suplementar a saúde complementar

Na saúde suplementar existe uma relação do cliente com a operadora através do plano de saúde. Os serviços são prestados de forma privada e conforme as regras vigentes.

A saúde complementar funciona de maneira diferente e envolve o SUS. Nela, empresas privadas atuam no SUS por meio de parcerias entre o estado e as empresas. Essa é uma maneira de ampliar o atendimento na rede pública e complementar o atendimento. 

Entidades sem fins lucrativos e as filantrópicas têm preferência na saúde complementar. Entretanto, nada impede que sejam feitas parcerias com operadoras de saúde. 

As tendências do setor

A saúde suplementar está em constante transformação, seja em relação à regulamentação ou ao atendimento prestado. 

A tecnologia cada vez mais está sendo incorporada aos serviços e se nota uma mudança de foco de atuação. Entenda algumas das tendências:

Foco na Atenção Primária à Saúde (APS)

A atenção primária ou medicina preventiva passou a ser o foco das operadoras. Elas querem tratar seus beneficiários antes que esses fiquem doentes. 

Os cuidados contínuos são oferecidos aos pacientes, com equipes multidisciplinares. A conscientização e orientação sobre saúde fazem parte do pacote. 

Aumentar o número de procedimentos oferecidos

A ANS periodicamente revisa os procedimentos mínimos obrigatórios que devem ser ofertados. A inclusão de novos conforme a demanda e avanços na medicina é algo que deve continuar a acontecer.

As operadoras também criam planos para oferecer serviços extras que complementam os cuidados. 

Veja também: Plano de saúde por adesão coletivo x empresarial: Qual é a diferença?

Investimento em rede própria

Nos últimos anos se notou que as operadoras aumentaram as suas redes próprias de atendimento. Essa é uma maneira de garantir o acompanhamento de perto de seus beneficiários.

O cuidado com as pessoas não é o único motivador. Os altos custos conseguem ser controlados dessa forma e garantem a sobrevivência das operadoras.

Investimento em tecnologia

A tecnologia está presente na saúde suplementar de diferentes formas. As consultas e atendimentos de urgência por telemedicina é um exemplo.

Equipamentos de diagnóstico modernos, monitoramento de pacientes a distância e medicamentos novos são adotados. 

Resumindo

A saúde suplementar pode ser entendida como os cuidados com a saúde oferecidos por empresas particulares. Ela engloba toda a cadeia que vai desde as empresas até os profissionais envolvidos e está em constante modernização. 

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto. Para conhecer mais sobre sobre o universo de planos de saúde, clique aqui e confira os conteúdo exclusivos que preparamos para você.