Escolha uma Página

O RC profissional é válido para as pessoas que buscam trabalhar com mais tranquilidade, pois cobre despesas com possíveis ações judiciais por erros que sejam cometidos durante o exercício da profissão. Além disso, também resguarda a pessoa contra qualquer imprevisto que possa surgir.

Para contratar o serviço é preciso entender como ele funciona. Assim como ter a ajuda de um profissional que oriente a encontrar a opção mais adequada para as suas necessidades.

Entenda o que é preciso conhecer e quais são os passos a serem seguidos para ter mais segurança. Bem como um suporte em casos de imprevistos durante o exercício da profissão.

 

1. Veja se o seguro RC profissional abrange a sua categoria

O RC profissional é um seguro destinado a profissionais liberais com formação universitária e abrange diferentes áreas de atuação, como médicos e advogados.

Para que possa fazer a contratação das coberturas oferecidas, é necessário verificar se está enquadrado nas exigências para que usufrua dos benefícios. Essa informação pode ser obtida junto a um corretor.

 

2. Entre em contato com um corretor para receber auxílio

Será necessário contar com um intermediador entre você e a seguradora, sendo que a pessoa mais indicada para fazer isso é um corretor.

Esse profissional é capaz de orientar sobre como fazer a contratação do RC profissional da forma correta. Além disso, ele presta todo o suporte necessário, esclarece dúvidas e apresenta as opções disponíveis.

Escolha um profissional que possua boa reputação, seja parceiro de uma corretora renomada e que demonstre interesse em ajudar e não apenas em vender. Tudo isso porque ele é fundamental para que você encontre a opção ideal.

 

 

3. Escolha entre o RC Profissional individual ou coletivo

A modalidade de contratação pode ser coletiva, quando se deseja proteger vários profissionais. Essa escolha costuma ser feita por instituições ou sindicatos que desejam proteger os seus membros. Quando se trata de uma empresa, essa é a opção certa.

Entretanto, se você está contratando o RC profissional porque não conta com essa proteção oferecida por nenhuma instituição, terá que optar pelo seguro individual e definir como serão as coberturas.

Leia mais: 8 benefícios do seguro para profissionais

 

4. Verifique as coberturas disponíveis e a duração da apólice

O seguro RC profissional visa cobrir eventuais prejuízos em ações judiciais. Porém, é possível incluir alguns itens adicionais, como perícias, indenizações por danos estéticos e morais, entre outros.

O corretor poderá ajudar a fazer uma análise das necessidades conforme os riscos que a profissão envolve.

 

5. Avalie a duração da apólice

A duração da apólice costuma ser de um ano, apesar de haver outras opções. Quando não ocorre a renovação desse seguro, existe o que é chamado de prazo complementar.

Esse é um período que permite que, caso o profissional seja acionado juridicamente até 3 anos após o término da vigência da apólice, possa contar com as coberturas que haviam sido contratadas.

 

 

6. Assine a apólice e esteja protegido

Após decidir sobre o seguro a ser contratado, basta informar ao corretor para que ele providencie a adesão ao serviço.

Com a apólice em mãos, leia atentamente e verifique se o que foi combinado está especificado. Se estiver tudo certo, é só assinar e começar a trabalhar com mais tranquilidade sabendo que está mais protegido.

Seguindo essas orientações, saberá todas as etapas para contratar um seguro RC profissional que possa lhe atender adequadamente.