Escolha uma Página

Na busca por reduzir os custos, muitas empresas optam por realizar a portabilidade de plano de saúde para não precisar cancelar o benefício e ajustar as contas.

Essa pode ser uma boa alternativa, tanto para quando se está pensando em mudar de operadora ou apenas de coberturas. Entretanto, é preciso adotar alguns cuidados para que a troca não gere insatisfação ou problemas.

Veja alguns pontos que merecem um pouco mais de atenção quando ocorre a portabilidade de plano de saúde.

 

Informar aos colaboradores sobre a portabilidade de plano de saúde

Antes de finalizar a troca do plano é importante conversar com os colaboradores e informar quais serão as mudanças, de que forma elas ocorrerão e os impactos que podem trazer.

Explicar mais informações, como quando o novo plano começa a vigorar, é importante para aqueles que têm consultas, exames ou tratamentos agendados possam concluí-los ou se programar para que isso seja feito já no novo plano.

Explicar o que motivou a portabilidade e como funcionará o novo plano é essencial para que eles possam continuar a utilizar o serviço tendo ciência de quais serão as alterações.

 

 

Verificar como ficam as carências

Para que a portabilidade de plano de saúde possa aproveitar a carência do plano anterior, é necessário que se tenha cumprido um período mínimo de permanência. Caso isso não ocorra e o serviço contratado tiver carência, ela deverá ser cumprida integralmente ou negociada uma redução.

O ideal é que não haja a necessidade de esperar para ter acesso aos serviços, dessa forma os colaboradores poderão utilizar imediatamente a assistência médica.

Um ponto de atenção é em relação às novas coberturas que serão inclusas, essas exigirão o cumprimento da carência e isso deve ser informado aos colaboradores.

Leia também: É possível evitar o período de carência na troca de plano de saúde?

 

Escolher um plano que esteja dentro do planejamento financeiro

A portabilidade pode ocorrer por diferentes motivos, entre eles o plano atual estar com um valor elevado ou não ser mais vantajoso. Quando se trata de dinheiro, é importante verificar as opções que se enquadram dentro do planejamento financeiro da empresa e que possam oferecer os mesmos benefícios.

Com as novas regras, não existe mais a exigência da compatibilidade de cobertura do plano de origem com o de destino. Isso pode ser bastante interessante para as empresas que desejam reduzir os custos. Assim, elas podem optar por uma operadora ou assistência médica mais acessível e que ofereça os mesmos serviços.

 

Ter uma corretora para prestar suporte

Existem muitas regras que devem ser observadas antes de fazer a portabilidade de plano de saúde. Nesse caso é recomendado ter o acompanhamento de profissionais que orientem o que é permitido e o que pode trazer prejuízos em relação às mudanças.

Uma corretora pode fazer essa análise e indicar quais são as melhores assistências médicas que se enquadram na troca e que atendem as necessidades da empresa.

Para que se possa fazer a portabilidade sem perder os benefícios já conquistados com o plano de origem e conseguir reduzir os custos, é preciso fazer uma análise dos prós e contras.

Para saber mais sobre a portabilidade de plano de saúde e fazer a coisa certa, sempre tenha o suporte de uma corretora.