Escolha uma Página

Dentre as opções de assistência médica disponíveis no mercado, o individual é o que possui maiores valores. Isso faz com que as pessoas busquem por um plano de saúde por adesão ou empresarial.

A questão é que nem todos sabem como funcionam esses dois serviços nem como fazer a contratação deles.

Esse texto tem o intuito de ajudar a esclarecer diversas questões sobre os planos de saúde. Além disso, auxiliará na melhor escolha conforme o seu perfil.

Como funciona o plano coletivo por adesão e o empresarial?

Tanto o plano de saúde por adesão como o empresarial não são vendidos diretamente aos beneficiários. Eles contam com organizações que fazem a intermediação e são responsáveis pela contratação.

No caso do plano por adesão quem contratará o serviço será um sindicato ou associação de classe. Já no empresarial é a empresa contratante que disponibilizará aos seus colaboradores.

Essas organizações podem escolher uma ou mais operadoras e diferentes tipos de planos. Vamos supor que uma empresa optou por contratar o serviço da operadora X e selecionou 3 planos. Os seus colaboradores poderão ter acesso a eles, escolhendo um dos planos para usar. Essa mesma regra é válida para o plano de saúde por adesão.

Em relação aos familiares as mesmas políticas são aplicadas para os dois casos. Eles podem ser incluídos como dependentes (dentro do que estabelece cada operadora) e pagarão um valor adicional para ter acesso aos benefícios.   

Veja mais:Plano de saúde para empresas: Por que contratar?

Diferenças entre o plano de saúde por adesão e o empresarial

O funcionamento dos planos é bastante parecido, quem contrata é um CNPJ e disponibiliza para os seus associados ou colaboradores.

Apesar de muitas semelhanças, existem alguns pontos de atenção, um deles é relacionado ao cumprimento de carência. No plano de saúde por adesão, fica isento de carência quem aderir ao serviço em até 30 dias da data do contrato ou no aniversário do mesmo.

No plano empresarial também existe carência, entretanto ela fica isenta para empresas que tenham mais de 30 vidas. Apesar disso, quem for aderir ao serviço posteriormente deve fazer isso em até 30 dias a contar da data de ingresso na empresa para receber o benefício.

Outro ponto que difere os dois é o pagamento. No plano empresarial a empresa faz o pagamento e cobra os valores dos colaboradores, normalmente em folha de pagamento. Ela também pode arcar com parte ou a totalidade das despesas.

No plano de saúde por adesão, a cobrança é feita diretamente ao beneficiário, que deve pagar os boletos para manter o serviço em dia. Não é comum a associação arcar com nenhum valor.

Veja também: Carência plano de saúde: O que é e como funciona?

Qual é a melhor opção?

Na hora de escolher entre as duas opções que citamos acima, pode ficar difícil. Isso porque eles podem oferecer as mesmas coberturas e valores semelhantes.

Não existe um melhor ou pior, uma vez que podem ser planos iguais da mesma operadora. Nesse caso, vale considerar os benefícios de cada um e avaliar com base em muita análise e pesquisa.

No caso do empresarial, o desconto é feito diretamente em folha, isso evita que haja esquecimentos e atrasos. Além disso, é possível que a empresa pague parte do valor, assim ficaria mais barato para quem utiliza o serviço.

Já consegue ver qual vale mais a pena? Para continuar acompanhando mais conteúdos como esse, confira nosso blog.