Escolha uma Página

Quem contrata um serviço de assistência médica sabe que deverá pagar um valor mensal para ter acesso a consultas, exames e outros. Entretanto, se perguntado como o plano de saúde com coparticipação é cobrado começam a surgir dúvidas.

Quando se contrata um plano de saúde, é possível escolher a modalidade de pagamento, que pode ser com ou sem coparticipação.

 

 

Plano de saúde com coparticipação x sem coparticipação

A coparticipação está relacionada à forma como será feito o pagamento do plano. Quando se opta por ela, a pessoa paga um valor mensal para ter acesso à assistência médica.

Essa mensalidade possui um valor mais acessível, isso porque haverá a cobrança de uma taxa toda vez que for utilizado algum procedimento do plano. Caso não seja realizado nenhum procedimento, não haverá acréscimos na mensalidade.

Vamos supor que um beneficiário que tenha um plano de saúde com coparticipação precisou passar por uma consulta médica e fez um exame de raio-X. Quando chegar a fatura, será cobrada a mensalidade mais duas taxas de coparticipação, cada uma correspondente ao serviço que foi utilizado.

Vale ressaltar que existe uma regra a ser cumprida e se forem utilizados diversos procedimentos eles deverão ser cobrados. Porém, existe um limite por fatura: a soma das coparticipações não pode ultrapassar o valor da mensalidade.

Já os planos sem coparticipação cobram apenas uma mensalidade, que possui um custo mais elevado do que o caso anterior, entretanto não existe cobrança de taxa adicional. Nesse caso, não importa o número de consultas ou exames que sejam feitos, o valor da fatura será sempre fixo.

 

Valores de coparticipação

Um ponto que precisa ser esclarecido em relação ao plano de saúde com coparticipação é a taxa que será cobrada quando houver a utilização dos serviços.

Essa taxa pode ser cobrada de forma diferente conforme o que estiver acordado no contrato. Uma possibilidade é que seja um valor fixo, de acordo com o procedimento utilizado. Outra situação que pode ocorrer é cobrar um percentual sobre o custo do serviço, que costuma variar entre 20% e 50% sobre os procedimentos.

Em ambos os casos, o beneficiário deve ter acesso a uma tabela com os valores para que possa saber quanto pagará ao utilizar o plano de saúde.

Leia também: Corretora de saúde SP: Conheça os diferenciais da Coplana

 

Como escolher o plano de saúde?

O plano de saúde com coparticipação é indicado para quem utiliza pouco os serviços, pois pode se beneficiar de uma mensalidade mais baixa sem precisar pagar adicionais sempre.

Comparar os valores pode ser uma maneira de saber qual serviço de assistência médica melhor atende as suas necessidades, desde que consiga fazer simulações de quanto pagará se houver a utilização.

Para saber qual a opção mais vantajosa, a melhor alternativa é sempre ter a ajuda de uma corretora, que entenderá qual o seu perfil de utilização.

Além disso, tendo o suporte de profissionais a pessoa receberá orientações de como o plano funciona, poderá tirar as dúvidas, saber qual a maneira de utilizar e se beneficiar do serviço contratado etc.

Para conhecer quais operadoras oferecem o plano de saúde com coparticipação, coberturas de cada um e benefícios extras, converse com um corretor, assim você terá ajuda para escolher o melhor cuidado para a sua saúde.