Escolha uma Página

Os profissionais se preparam para prestar serviços, para isso estudam e aprendem mais sobre sua área de atuação. Apesar de todo o esforço, imprevistos podem ocorrer e ter um seguro de responsabilidade civil ajuda a reparar possíveis danos que prejudiquem terceiros.

O seguro de responsabilidade civil visa amparar as pessoas durante o exercício de seu trabalho.

Vale ressaltar que as coberturas oferecidas pelo seguro são aquelas que cobrem danos não intencionais, ou seja, aquelas que foram ocasionadas por um erro. Um exemplo: um dentista deixou a mão escorregar sem querer e acabou machucando a boca de uma paciente durante um tratamento.

No caso do acionamento do seguro, ele poderá pagar indenizações referentes a danos corporais e materiais. Existe também casos em que é possível contar com o ressarcimento por danos morais.

Para que possa entender melhor, veja quais são os profissionais que podem contar com essa proteção e quais as coberturas existentes.

Quem pode ter o seguro de responsabilidade civil?

As apólices desse tipo de seguro são individuais, isso significa que elas podem ser contratadas diretamente por um profissional liberal.

O RC profissional abrange as mais diferentes categorias, como contadores, dentistas, engenheiros, corretores, médicos, advogados, administradores, profissionais da mídia, diretores e muitas outras.

Para saber se o seguro de responsabilidade civil atende a uma determinada categoria, é preciso pensar se, de alguma forma, esse profissional está em uma posição que poderia eventualmente causar danos a terceiros. Se a resposta for sim, provavelmente poderá adquirir esse serviço.

Quais as coberturas oferecidas pelo seguro de responsabilidade civil?

As coberturas básicas são quase sempre comuns a todas as seguradoras que disponibilizam esse produto. Há também coberturas que são consideradas adicionais, ou seja, podem ser incluídas na apólice se houver necessidade. Dentre todas elas, podemos citar:

Cobertura para serviços profissionais básica: ela é válida quando o profissional comete algum erro por imprudência ou imperícia que causa danos a terceiros.

Custas judiciais: cobertura para arcar com os honorários advocatícios e custas judiciais que estão relacionadas ao processo de defesa.

Por que ter um seguro RC profissional?

Apesar de alguns profissionais ainda dispensarem o uso dessa proteção, ela é indicada, pois permite que se exerça o trabalho com mais tranquilidade ao saber que em casos de problemas não intencionais terá um amparo e estará resguardado.

Quem contrata esse seguro está mostrando a sua preocupação em prestar um bom serviço, uma vez que consegue oferecer uma garantia a mais para os seus clientes.

Para completar, o RC profissional ajuda a reduzir os custos quando se tem um processo, não prejudicando as finanças.

Conhecendo um pouco sobre como funciona o seguro de responsabilidade civil, vale a pena considerar contratá-lo para que seu trabalho ofereça garantias adicionais. Faça um contato com a nossa equipe de especialista.