Escolha uma Página

Fazer a cotação de plano de saúde pode parecer simples, basta preencher um formulário online. Depois disso recebe a proposta das assistências e acabou.

Porém o processo não se resume a pedir e receber preços. É preciso passar por outras etapas para encontrar o melhor produto para a empresa. Isso significa fazer análises, receber orientações e escolher o plano adequado.

Seguir um processo para fazer a cotação de plano de saúde auxilia nas etapas e na contratação.

Levante as informações sobre o plano

Verifique as informações antes de começar a cotação. Veja o número de vidas que serão inseridas no plano de saúde. Contabilize o número de funcionários e os dependentes que serão incluídos.

As coberturas devem ser decididas com antecedência, para isso pode-se verificar a sinistralidade se já houver um plano de saúde e histórico de afastamentos.

Isso, para saber as vidas e as coberturas e  também vale consultar os colaboradores. Elaborar um questionário com algumas perguntas ajuda a solucionar esses pontos.

Veja mais: Plano de saúde para empresas: Por que contratar?

Peça a cotação de plano de saúde

Com as informações iniciais já é possível pedir a cotação de plano de saúde online. Isso pode ser feito diretamente nos sites das operadoras ou com corretoras.

A recomendação é que se use uma corretora como a Coplana para ter um atendimento personalizado. O processo de cotar será o mesmo, preenchendo um formulário online e posteriormente recebendo um retorno com as informações.

No caso das empresas com mais de 100 vidas, será feito um orçamento personalizado. Para as que contam com até 99 beneficiários, os valores são tabelados e o retorno pode ocorrer no mesmo dia.

Analise as propostas recebidas

É comum receber mais de uma proposta, essas podem se diferenciar pelos planos e operadoras. Com elas em mãos deve-se verificar qual faz mais sentido.

Comparar as coberturas ofertadas com as indicadas pelos colaboradores é o início. Se houver alguma semelhança entre os serviços, então compare entre eles. Além disso, a cotação de plano de saúde serve para comparar valores e adequar esses com o orçamento disponível.

Converse com o corretor

A todo momento o corretor deve estar disponível para auxiliar no que for preciso. Ele pode tirar dúvidas que surjam ao analisar as propostas e em muitas outras situações.

Vale ainda verificar com o corretor se a escolha da cotação de plano de saúde é a mais coerente. Existem alguns pontos que esses profissionais estão habituados e podem orientar.

Os reajustes são informações que nem sempre aparecem nas propostas, então é hora de entender como eles funcionam. O corretor informará sobre isso e demais pontos sobre pagamentos e valores.

Veja também: Por que contar com um corretor de plano de saúde?

Contrate o plano de saúde

Após avaliar e decidir qual o melhor plano de saúde é hora de contratar o serviço ou fazer a migração. Da mesmo forma como o corretor auxiliou com a cotação de plano de saúde, também irá nessa etapa.

Separe os dados dos colaboradores e dependentes que serão inclusos no serviço. Junte aos documentos da empresa e outros que sejam solicitados pela operadora e encaminhe tudo ao corretor para ser feita a ativação.

Será feita a intermediação com a operadora e a sua empresa receberá o retorno. Com a ativação, o serviço é disponibilizado.

A cotação de plano de saúde não se resume apenas a pesquisar valores, mas entender as propostas apresentadas. É importante lembrar que esse processo não possui custos, por isso vale pesquisar bastante antes de escolher um plano.

A empresa deve fazer esse processo com calma e contar com a ajuda de um corretor. Tomando esses cuidados, a cotação de plano de saúde será acertada, assim como a contratação do serviço.

Quer pedir a sua cotação? Entre em contato com a Coplana.